Imagem capa - A Dura Verdade sobre Viver de Música por Banda Enigma

A Dura Verdade sobre Viver de Música

Talvez você já tenha sentido na pele esse problema.

 

Hoje, todo músico que queira Viver de Música precisa ter um pensamento empreendedor sobre a atividade musical.

 

Partindo da premissa de que Música é uma Profissão como outra  qualquer, não espere que as coisas irão acontecer para você quando você  gravar a sua melhor música e, a partir dela, tudo vai acontecer.

 

Prefira acreditar numa outra versão do que é Viver de Música.

 

Pois o Músico Profissional do Futuro vai ser o que conseguir resolver  problemas das pessoas através de suas Experiências com o fazer musical.

 

Se analisarmos friamente, a música na sociedade sempre teve essa  função. O fazer musical sempre teve um papel fundamental na formação de  cada pessoa, tanto de caráter, social ou cultural.

 

Foi somente no século passado que a música teve um status de show  business, onde os grandes ídolos da música pop surgiram e foi a partir  daí que a mitificação de que um músico só será reconhecido como um  profissional quando ele cantar na TV, gravar um disco, explodir e virar  uma estrela do dia para noite.

 

Com os avanços tecnológicos que estamos tendo hoje, o comportamento  das pessoas está cada vez mudando mais rápido e a forma de consumir  (música ou qualquer outra coisa) muda a passos largos, ao ponto de que o  que funciona hoje pode não funcionar mais amanhã.

 

Nós estamos numa fase de transição na história da indústria musical,  onde não temos nada definido, nenhum formato padronizado de consumo,  nenhuma mídia universal vigente.

 

As formas de consumir informação são múltiplas e é comum acreditarmos  que devemos estar presente em todos os canais, todas as mídias sociais  ao mesmo tempo, quando a tarefa básica que um músico precisa fazer já  não é mais tão simples quanto só tocar ou cantar bem.

 

Porém, mesmo um músico precisando ser um profissional multitarefas  hoje, o princípio básico de consumir música é o mesmo. E entender esse  princípio básico é fundamental para você viver de música.

 

A criatividade de um músico hoje, e também do músico do futuro,  estará em como combinar seus ativos para resolver os problemas de quem  consome a experiência musical.

 

A vivência musical sempre vai existir, a dificuldade está em como  fazer a mensagem que você tem pra passar se comunicar com as pessoas, e  em como essas pessoas se conectam e consomem essa mensagem.

 

E consumir essa mensagem pode se dar em diversas formas de experiências, diversas formas de ativos.

 

O problema maior é que buscamos ser como Gênios da  música, nossos Ídolos do século passado. Nos espelhamos no que eles  fizeram para começar nossa carreira. Quem nunca se achou um pote de ouro  a ser descoberto, que bastasse alguém descobrir todo o seu talento para  você ser reconhecido?

 

Toda a construção do ego do músico se baseia nesse comportamento e  nesse status de Gênio que um músico precisa ter para fazer sucesso.

 

Porém isso é a causa da maior frustração dos músicos hoje, pois  para ser Reconhecido, você primeiro precisa ser Conhecido e para ser  Conhecido você precisa primeiro se Conectar com o público. E pra haver  conexão você precisa gerar valor antes de tudo e para gerar valor é Você  quem Precisa conhecer o seu ouvinte primeiro, saber como ele se  comporta e quais problemas você pode Resolver para ele, para que assim  ele te Reconheça como Artista.

 

Tudo começa num princípio básico.

 

INTENÇÃO > MÚSICA > OUVINTE.

 

À partir dessa relação as formas de você estabelecer essas conexões  são inúmeras, e as formas de você gerar experiência para as pessoas  através da música também.

 

O que você precisa é saber quais são as suas potencialidades , suas  habilidades e saber como organizar isso para que você consiga Viver de  Música.

 

 Todo esse processo de planejamento sozinho leva tempo e você pode bater a cabeça e não ter resultados mais efetivos. 

 

Procure conhecer seu ouvinte, criar Plano de Ação, traçar  estratégias, busque ferramentas novas, sempre procure se atualizar,  pense como empreender na música e não como fazer sucesso, monetizar e estabelecer um projeto musical são essenciais. Você não precisa fazer sucesso, você precisa fazer boa música, e com ela resolver problemas das pessoas  através da sua música. 

 

Viver de Música, fazer sucesso depende de como você se entrega para tal!